Bem-estar: Como os alimentos podem ajudar a cuidar do coração
Todos sabemos que alimentação balanceada é sinônimo de saúde. Comer bem, em quantidade e qualidade suficientes, é essencial pra quem quer ter uma vida longa, saudável e feliz! E o que podemos melhorar na nossa alimentação para que o coração funcione direitinho?
Em primeiro lugar, vamos listar itens que devem ser consumidos com moderação no dia-a-dia:
• FRITURAS E EXCESSO DE GORDURAS:
gorduras (ou lipídios) são essenciais para o funcionamento do corpo. Mas tudo demais faz mal! Comer muita gordura e alimentos fritos todos os dias pode causar o aumento do colesterol e dos triglicérides, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
• EXCESSO DE AÇÚCAR:
um docinho de vez em quando é uma delícia, mas todos os dias pode ser perigoso! Nunca podemos nos esquecer que todo o açúcar a mais que entrar no nosso corpo é guardado em forma de gordura, e muita gordura no corpo pode ser prejudicial à saúde. Por isso, moderação!
• INDUSTRIALIZADOS:
muitos deles tem aquela pegada saudável, se dizem integrais e bons pra saúde, sem falar na praticidade: é só abrir o pacotinho!!! Mas a grande maioria dos produtos industrializados são cheios de açúcar, gorduras trans, sódio, e muitos produtos químicos (estabilizantes, corantes, conservantes, realçadores de sabor, aromatizantes, edulcorantes, etc). Evite-os! Prefira comida de verdade!
• EMBUTIDOS:
presunto, mortadela, salame, salsicha, nuggets, peito de peru… todos esses produtos estão presentes na casa da maioria dos brasileiros diariamente. E qual o benefício deles para a saúde do coração? NENHUM! Isso mesmo! Todos os embutidos contêm grandes quantidades de gorduras ruins e sódio, que em excesso podem prejudicar a pressão arterial e o funcionamento do coração.
Agora, vamos ver o que devemos consumir com frenquência para proteger o coração de doenças:
• FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS:
são boas fontes de diversas vitaminas e minerais, além de fibras e antioxidantes.
• GRÃOS INTEGRAIS E SEMENTES:
arroz, trigo, aveia, chia, linhaça.. esses são alguns exemplos de alimentos ricos em fibras, minerais e gorduras boas dos tipos ômega 3 e 6.
• AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM, ABACATE, NOZES, CASTANHAS, SALMÃO, ATUM E SARDINHA:
riquíssimos em gordura boa ômega 3, que é protetora do coração.
Para manter um coração jovem e saudável coloque essas dicas em prática. Visite seu médico regularmente para checar a saúde do seu coraçãozinho e procure seu nutricionista para auxiliar na ingestão balanceada de nutrientes.
Sobre Gabriela Peres:
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do Facebook!