Bem-estar: Investir ou maneirar no ‘arroz com feijão’?
Uma das combinações mais brasileiras que existe é arroz com feijão! Quase todos os brasileiros consomem esses alimentos todos os dias, no almoço e no jantar! Mas, será que este hábito é saudável ou deve ser repensado com mais moderação?
A resposta é um prato cheio para os amantes desses grãos: o arroz com feijão é muito nutritivo!
O arroz é fonte de carboidrato e nos traz energia! Ele ajuda na manutenção da saúde do corpo e da mente, já que é rico em vitaminas do complexo B. Já o feijão, é rico em ferro, potássio, zinco e minerais, que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Além disso, contém fibras, que são importantes para o funcionamento adequado do intestino.
Além de todos esses nutrientes, o arroz e o feijão formam o casamento perfeito, já que as proteínas presentes no arroz faltam no feijão e vice-versa. Ou seja, um completa o outro e, juntos, fornecem uma boa qualidade proteica!
Por isso, mantenha o arroz e o feijão no seu dia-a-dia e componha o seu prato com outros alimentos como verduras, legumes e proteínas de boa qualidade (sejam elas bovinas, suínas, de peixes, aves ou ovos). Faça boas escolhas!
Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do Facebook!