Bem-estar: mitos e verdades da água com limão
Bem-estar! Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios proporcionados pela ingestão de água com limão. Algumas pessoas ingerem a mistura em jejum (ou antes das refeições) em busca de desintoxicar o organismo e queimar gorduras. Mas será que isso realmente acontece? Esse hábito é mesmo saudável? Com qual freqüência devemos ingerir a bebida para obter bons resultados?
Em entrevista ao BLOG DO BOM GOSTO, Antonio Pedro Tavares, nutricionista clínico e esportivo da NUTRICORE em Campinas (SP), esclareceu as principais dúvidas sobre essa prática. Confira:
BDBG – Quais as propriedades do limão e por que é importante o consumo dessa fruta?
Antonio – Essa fruta se destaca das demais, graças às suas propriedades antioxidantes e à sua baixa densidade energética (tem poucas calorias). Além disso, tem ação desintoxicante. Alguns estudos sugerem, inclusive, que o limão tem efeito inibidor de células cancerígenas.
BDBG – Quais os benefícios proporcionados pela ingestão da água com limão?
Antonio – Com a ingestão dessa bebida, pode-se esperar um auxílio nos níveis de lípides sanguíneos (gorduras no sangue). Também é prevista uma desintoxicação hepática. Essa prática ainda contribui para a perda de gordura corporal, quando acompanhada de um plano alimentar específico para esse fim.
BDBG – É verdade que ingerir água com limão antes de uma refeição faz com que nosso corpo emagreça?
Antonio – Não há um efeito direto, mas pode ter um efeito auxiliar. Até mesmo pelo fato de o liquido ingerido ocupar um certo volume gástrico (promove sensação de saciedade).
BDBG – Ingerir água com limão ao acordar (em jejum) é recomendado?
Antonio – A estratégia do jejum pode potencializar os efeitos. Em alguns casos os resultados são interessantes, mas sou contra é usar esse tipo de “refeição” como café da manhã. Sou contra a idéia de que ingerir essa mistura isoladamente irá proporcionar perda de peso ou qualquer efeito de emagrecimento. Para isso, é preciso um plano alimentar completo, que deve ser elaborado para esse objetivo.
BDBG – Em qual temperatura deve estar a água que será misturada com o suco do limão?
Antonio – Alguns estudiosos sugerem que a água morna potencializa os efeitos terapêuticos, mas não há consenso científico.
BDBG – Quantos limões devem ser espremidos em um copo de água e com qual a freqüência devemos ingerir a mistura?
Antonio – Dependendo do caso pode ser um consumo diário. Eu sugiro de ½ a 2 limões em um copo de água, diariamente.