Clique para ver a imagem

Bem-estar: beber durante as refeições, engorda?

28 de abril de 2016 - Veja mais posts na categoria Para comer sem culpa

Água, suco, refrigerante, cerveja, vinho, drinks… são muitas as opções de bebidas para acompanhar uma refeição. Mas será que é saudável consumir algum líquido junto com as refeições? Será que engorda?

A verdade é que o líquido que consumimos junto com a comida (seja uma bebida com gás ou não) dilata o estômago por conta do aumento de volume. Se tornamos isso um hábito, o estômago ficará mais elástico e isso diminui a sensação se saciedade. Ou seja, demoramos mais tempo para nos sentirmos satisfeitos e comemos uma quantidade maior de alimentos. Portanto, não é o líquido que engorda, e sim a consequência do seu consumo.

Além disso, consumir bebidas durante as refeições pode gerar alguns desconfortos como gases, flatulências, inchaço e indigestão. Isso acontece porque o suco gástrico, produzido pelo estômago para digerir os alimentos, fica diluído, dificultando todo o processo de digestão.

Então, para evitar desconfortos, consuma líquidos antes (por volta de 30 minutos) ou depois de 1 hora das refeições. Caso a vontade seja grande, ou em alguma ocasião especial, prefira consumir um copo pequeno (200 mL).

 

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

15 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0