Clique para ver a imagem

Bem-estar: Qual a diferença entre refresco, néctar e suco?

21 de maio de 2016 - Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

As frutas são alimentos muito saudáveis e devemos consumi-las várias vezes ao longo do dia. Algumas vezes, para facilitar trocamos a porção de fruta ‘in natura’ por um copo de suco. Mas hoje, nem sempre temos tempo para fazer um suco natural e acabamos trocando por opções industrializadas, que são bem mais práticas. No mercado, encontramos três tipos de produtos líquidos que vêm das frutas: suco, néctar e refresco. Que tal entendermos melhor a diferença entre cada um deles e fazermos melhores escolhas na hora de comprar?

• Suco: é a opção mais saudável de todas. Feito 100% de fruta, nada mais é o que a fruta espremida ou batida;

• Néctar: geralmente vendido em caixinhas (o famoso suco de caixinha), tem em sua composição de 20% a 30% de fruta sendo que o restante é água e açúcar;

• Refresco: tem só de 5% a 20% de fruta em sua composição, apresentando maior quantidade de açúcar e de água. Os refrescos geralmente são vendidos em forma de pó.

Portanto, a diferença entre cada tipo de bebida nada mais é do que a quantidade de fruta presente neles. Vale lembrar que os produtos industrializados geralmente apresentam em sua composição aditivos químicos como corantes, acidulantes, estabilizantes, conservantes, entre outros, que vão garantir que o produto tenha uma cor mais bonita, sabor mais gostoso e maior durabilidade.É claro que quanto mais fruta, melhor! E quanto menos aditivos, também!

Hoje, os fabricantes devem informar nos rótulos a quantidade de fruta presente no produto. E vale a pena sempre ler o rótulo do suco na hora de comprar: quanto menor a lista de ingredientes do produto, mais saúdável ele será.

Faça boas escolhas!!!

 

 

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

9 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0