.
Nosso canal no Youtube
.
Clique para ver a imagem

VIAJE SOZINHO: leia e assista ao VÍDEO da reflexão que encerra a série #GABIROSSIEMNORONHA

Nossa série de vlogs em Fernando de Noronha/PE chegou ao fim, amores! Ao longo de seis episódios experimentamos o melhor da aventura e da gastronomia da ilha. Para fechar “com chave de ouro” resolvi fazer um vídeo-reflexão respondendo uma pergunta que me fizeram muito: “por que você viaja sozinha?”. O vídeo e o texto estão […]

22 de junho de 2016 - Veja mais posts na categoria vídeos

Nossa série de vlogs em Fernando de Noronha/PE chegou ao fim, amores! Ao longo de seis episódios experimentamos o melhor da aventura e da gastronomia da ilha. Para fechar “com chave de ouro” resolvi fazer um vídeo-reflexão respondendo uma pergunta que me fizeram muito: “por que você viaja sozinha?”. O vídeo e o texto estão disponíveis logo abaixo. Espero que gostem. E se perdeu alguma parte da #GABIROSSIEMNORONHA, clique AQUI!
 
 

VIAJE SOZINHO (texto por Gabriela Rossi – Blog do Bom Gosto)

As pessoas às vezes me perguntam: mas por quê você viaja sozinha? E a resposta costuma vir com outra pergunta: ‘Você quer ter uma boa ideia? Então saia para dar uma volta.’

Os meus planos e projetos mais bem sucedidos não vieram na minha mente enquanto eu estava no ambiente de trabalho, mas sim enquanto eu estava fazendo praticamente nada e ao ar livre! Você assiste aos vlogs, me vê praticando corrida no snapchat e pensa: ‘que vida boa a dessa moça!’ Mas é exatamente nesses momentos de fuga que eu estou traçando minhas metas tomando as decisões mais difíceis.

Deixe-se inspirar

Fugir da rotina sozinho é estar disposto a deixar-se inspirar por qualquer coisa: um objeto, um animal, uma planta, pela arquitetura, pela pessoa, pelos gestos… Tudo vai te despertar uma memória, uma vontade, uma saudade… E o que você vai fazer para torná-la positiva? Talvez você devesse trabalhar mais como aqueles nativos, de forma mais lenta e com mais qualidade… Talvez você devesse tentar reproduzir aquele prato de sabor indescritível e até mesmo melhor-lo, dando seu toque pessoal… Talvez você devesse repassar uma atitude generosa vinda de alguém que te conheceu há 5 minutos…

Busque auto-conhecimento

Aliás, viajar sozinho é descobrir, mais do que nunca, suas qualidades e seus defeitos! Você vai ter 24 horas por dia para conversar com você mesmo e vai perceber quão irritantes são certas atitudes suas e quão inteligentes são outras. Eu, por exemplo, tenho uma dificuldade imensa em pedir ajuda. Tenho medo de incomodar as pessoas. Mas acabo me esquecendo que pessoas que buscam ser extremamente independentes e auto-suficientes podem se tornar pessoas chatas, fechadas, desinteressantes, ausentes… E viajar sozinha me ajudou muito a melhorar isso. Porque, acredite, uma hora ou outra, você vai ter que pedir ajuda! E isso é maravilhoso… Segundo a psicologia, o ato de “pedir ajuda” melhora as relações, já que demonstra confiança! Então, quer melhorar uma amizade, peça ajuda!

Renove-se

Às vezes é preciso dar uma sacudida na vida, é preciso reciclar-se, renovar-se, tomar forçar para recomeçar…. Existe um provérbio africano que diz que ‘se você quer ir rápido, vá sozinho e se você quer ir longe, vá em grupo’! Não recuse chegar mais longe com alguém. Se pessoas que você gosta te chamam para passear e você tem condições: vá! Viagens em grupo são mais lentas, dependem de decisões coletivas e isso pode ser ótimo para você se tornar uma pessoa mais paciente e humilde. Dividir uma viagem é maravilhoso em diversos sentidos: compartilha-se os perrengues, as vitórias e também os gastos! Passagem, hospedagem e refeições costumam ser mais baratas quando estamos com uma galera.

Faça que der “na telha”

Mas se você viaja sozinho, certamente vai alcançar o que quer mais rapidamente naquele lugar. É só acordar e fazer o que “der na telha”. Com um roteiro na mão ou simplemente à Deus dará, você vai sai por ai fazendo suas escolhas sem ouvir opiniões, sem dar satisfações…E você vai pagar por cada uma dela. Vai colher os frutos das suas conquistas sozinho e vai ter que improvisar e sair das ciladas sem a certeza de quem alguém fará algo por você. Por mais que você não queira, vai haver dias de tempestade. Aproveite para aprender a ser forte. Já diria o ditado ‘Mar calmo nunca fez bom marinheiro’.

Corra riscos

Então, existem riscos? Claro, todos os lugares trazem riscos. Alguns trazem mais, outros trazem menos. Mas todos os lugares tem seu grau de segurança e de perigo. Gosto muito de uma frase que diz que ‘um navio no porto, é um navio seguro, mas não é para isso que os navios foram feitos’. Então, aventure-se conforme a sua vontade e a sua condição. Um guia ou um instrutor profissional em roteiros de aventura são investimentos, já que saem bem mais barato do que ter que buscar ajuda médica. Se você não te essa possibilidade, entenda que não entrar naquele beco desconhecido pode ser a sua melhor escolha e busque outros caminhos.

Sozinhos, a gente percebe que nosso corpo está há milhas de distância de casa, enquanto a nossa mente está viajando pelos lugares mais complexos, remotos e criativos do universo.

Então, pelo menos uma vez na vida, viaje sozinho. Sinta, supere, inspire-se, pense, planeje e compartilhe sua experiência com o mundo. (Gabriela Rossi)

10 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *