Bem-estar: Conheça os benefícios do CHOCOLATE para a sua dieta!
A Páscoa está chegando e é praticamente inevitável comer chocolate, mesmo que em porções mínimas! Aos chocólatras de plantão, segue um fato importante: nem todo chocolate contém propriedades antioxidantes e benéficas ao organismo. Aos defensores de uma dieta com pouca gordura, uma notícia tranqüilizante: você pode, sim, fazer do cacau um aliado da alimentação saudável! Vamos entender um pouco mais sobre o assunto:
Rótulo
Lembre-se de que, em qualquer rótulo, a lista de ingredientes do produto vem em ordem decrescente, ou seja, o primeiro elemento é o mais presente e o último, o menos presente. Portanto, açúcar, farinhas e gorduras devem sempre estar entre os últimos itens. A gordura trans ou a gordura vegetal hidrogenada estão definitivamente proibidas, pessoal! O chocolate mais saudável é aquele tem apenas três ingredientes: cacau, manteiga de cacau e açúcar. Entre estes, o “cacau” ou “massa de cacau” deve estar entre os primeiros na lista.
Massa de Cacau
O chocolate vem da castanha do cacau, que é fermentada, seca, torrada e, então, triturada para dar origem à massa de cacau. Este alimento é antioxidante e anti-inflamatório, já que é rico em flavonóides. Evidências ainda apontam que o consumo de chocolate parece melhorar o sistema cardiovascular.
Tipos de Chocolate x benefícios ao organismo
Porém, cada tipo de chocolate (branco, ao leite, meio amargo, amargo, etc) leva uma quantidade diferenciada de massa de cacau. Quanto maior a quantia desse elemento, mais substâncias antioxidantes/anti-inflamatórias estarão presentes no chocolate e mais amargo será o seu sabor.
Chocolates com rótulos que apontam um teor de 70% de cacau devem ser considerados como os mais saudáveis. Para quem costuma abusar da quantidade o ideal é apostar neste tipo, já que o valor nutricional é mais significante. Porém, o amargor pode causar estranhamento à maioria dos consumidores, que tendem a relacionar o sabor dos chocolates em geral ao sabor adocicado do tradicional tipo “ao leite”- que, por sua vez, contém mais açúcar e gorduras. Uma alternativa, é adicionar ou optar por chocolates amargos que tragam castanhas e nozes em sua composição. Além de nutritivos, esses acompanhamentos conferem um sabor mais “familiar” ao alimento.
Chocolate branco e suas calorias
Aos que consomem o chocolate moderamente, os tipos “meio-amargo” e “ao leite” também estão liberados em pequenas porções. O chocolate branco por sua vez, em uma visão geral, não deve ser considerado uma boa escolha. Alem de não conter a favorável massa de cacau, traz açúcar e leite junto à manteiga de cacau, o que o torna muito mais calórico.
Pronto, agora você já sabe que o chocolate pode, sim, fazer parte da sua dieta! Lembre-se apenas de consumi-lo em porções comedidas e de optar por produtos com presença significativa de massa de cacau 🙂 Semana que vem te ajudarei a escolher o OVO DE PÁSCOA ideal para a sua dieta, combinado? Até lá então 🙂
Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do Facebook!
One comment
Pingback: Bem-estar: Qual Ovo de Páscoa é melhor para sua saúde? - Blog do Bom Gosto