Gravlax: salmão CRU fácil e maravilhoso! (part. chef Leandro Devara)
Se, assim como eu, você AMA salmão cru, então não pode perder a receita hoje! Está no ar mais um ‘Bom Gosto Por Aí’ com o passo a passo de um rápido e delicioso ‘gravlax’! O prato leva basicamente 3 ingredientes: peixe, temperos e vodka. O chef Leandro Devara, do Bouquet Garni Restaurante ensinou o preparo! ASSISTA! 🙂
Ingredientes
- √PARA O PEIXE: 2 filés (500g cada) de salmão sem espinha e com pele
- √ 3/4 xíc (chá) de sal grosso
- √ 3/4 xíc (chá) de açúcar
- √ 1 col (sopa) de pimenta-do-reino
- √ 1 limão espremido
- √ 1/4 xíc (chá) de vodka
- √ 1 xíc (chá) de dill fresco picado
- √ OPCIONAL: 1 beterraba crua ralada
- √ PARA O MOLHO: 3/4 xíc (chá) de creme de leite fresco
- √ 1/2 limão espremido
- √ 1 col (sopa) de dill fresco picado
- √ 1 ramo de tomilho fresco
- √ MATERIAL-EXTRA: papel-filme
Modo de preparo
PARA O PEIXE:
Forre uma travessa retangular com papel-filme, deixando largas bordas do plástico para fora. Disponha um dos filés do salmão no plástico e mantenha a outra em um prato. Reserve. Misture o sal, o açúcar e a pimenta. Espalhe sobre as duas metades do peixe. Na sequência, regue ambas com o limão e a vodka. Cubra o sal temperado com o dill e a beterraba. Com cuidado, pegue o filé do prato e coloque sobre a metade do prato, deixando a pele dos filés para o lado externo da montagem. Com as bordas de plástico, embrulhe tudo e leve ao freezer por 2 horas. Em seguida, leve à geladeira por 24 horas. Com uma faca afiada, corte finas fatias, com cerca de 3 milíletros de espessura. Reserve.
PARA O MOLHO:
Com a ajuda de um fuet ou de uma batedeira, bata o creme de leite até obter um creme pesado (não deve atingir a consistência de chantilly, apenas deve ficar cremoso). Junte o dill, o tomilho e o limão. Espelhe sobre as fatias de peixe ou sirva à parte, em uma pequena tigela. Bom apetite!