Clique para ver a imagem

Bem-estar: Comer carboidrato à noite, engorda?

3 de abril de 2016 - Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Essa questão perturba muita gente por aí a fora, principalmente quem quer perder aqueles quilinhos extras! Para responder essa pergunta, primeiro devemos entender o que são os carboidratos.

Foto: Blog do Bom Gosto / Foto Ferraz

Tubérculos, como batata doce, são ricos em carbo. Clique para ver essa receita feita no Microondas!

O que são carboidratos

O carboidrato é um nutriente essencial para o funcionamento adequado do organismo. É a partir dele que geramos energia para TODAS as funções corporais: contração muscular, funcionamento do cérebro, batimentos cardíacos, atividade dos rins e fígado, etc. Estão presentes em massas, tubérculos (batata, batata doce, mandioca…), pães, arroz, farinhas… não é novidade que tudo isso em excesso engorda. Mas e à noite? Cortar os carboidratos depois das 18h emagrece? É saudável?

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Grãos e farinhas também são ricos em carboidratos. Clique para a receita da nossa Barra de Cereal :)

Engorda ou não engorda?

A resposta é: DEPENDE. Depende do seu estilo de vida, das suas necessidades energéticas, de como você se alimentou no restante do dia, e da troca que será feita (o que vc vai comer no lugar do arroz ou do macarrão?).

Não adianta passar o dia todo comendo pão, biscoito recheado e arroz, e achar que cortar os carboidratos a noite vai compensar o desequilíbrio. Também não adianta banir o arroz do jantar, mas comer 3 vezes mais carne do que o normal para “não ficar com fome”. E muito menos comer um pratão de salada acompanhada por uma latinha de refrigerante (cheeeeeia de açúcar!). Para essas situações, é melhor simplesmente reduzir o consumo de produtos ricos em açúcar e trocar o carboidrato simples pelo integral durante o dia todo, o que já vai trazer benefícios para a saúde e reduzir o peso na balança.

 

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

O tamanho das porções e o tipo de carboidrato consumido são de extrema importância para a questão. Clique para ver o angu com Molho de Shimeji

 

Atividade física à noite

E se eu faço academia a noite? Posso cortar os carboidratos depois do treino? De maneira nenhuma!!! Depois do exercício físico, precisamos repor as reservas energéticas do organismo, o que vai favorecer o ganho de massa magra e a queima de gordura. Escolha sempre alimentos com índice glicêmico mais baixo (arroz integral, batata doce, mandioca) e faça uma refeição balanceada.

Foto: Blog do Bom Gosto / Foto Ferraz

Molho pesto de liquidificador

Para emagrecer com saúde e evitar o “efeito sanfona”, não tome medidas precipitadas e nem procure milagres! Procure um profissional nutricionista que vai orientar a melhor forma de perder peso seguindo seus hábitos, necessidades e objetivos.

 

 

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

14 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0